top of page

Campo Republicano



O partido Campo Republicano (HaMachane HaMemlachti) foi criado em 2022, através da fusão entre o Azul e Branco, fundado no fim de 2018 pelo ex-chefe do Estado Maior das Forças Armadas Benny Gantz, e Gideon Saar, ex-Likud, que havia criado o partido Nova Esperança. À lista conjunta se somaram outro ex-chefe das Forças Armadas, Gadi Eizenkot, e o ex-ministro de Assuntos Religiosos, Matan Kahana (ex-membro do Yamina). Em março de 2024, Gideon Sa'ar optou por separar-se da lista e retornar ao seu partido, e a união teve fim.

O Campo Republicano surge como uma alternativa de centro-direita ao controle de Netanyahu. A mescla entre dissidentes democratas do Likud, insatisfeitos com o antirrepublicanismo do partido atualmente, e um grupo de personalidades da sociedade civil, liderados por Gantz, se diz obstinada a devolver a liderança de Israel ao caminho da razoabilidade e do interesse da maioria do povo.

O partido, inicialmente na oposição, passou a fazer parte do governo em ocasião da Guerra Espadas de Ferro. Prometem um governo amplo e estável, de união nacional, que não dependa dos extremos e se esforce para reparar as divisões e feridas na sociedade israelense, cujos parceiros são todos aqueles que acreditam num Estado judeu e democrático em Israel.


Figuras em Destaque

Benny Gantz, ex-chefe do Estado Maior das Forças Armadas entre 2011 e 2015, ex-ministro da Defesa e primeiro-ministro "reserva", é o líder do partido. É tido como a maior esperança em anos para derrotar Netanyahu.

Gadi Eizenkot é ex-chefe do Estado Maior das Forças Armadas (substituiu Gantz), e recentemente perdeu seu filho e seu sobrinho na guerra. Hili Troper é cientista social e ex-ministro da Cultura e do Esporte e da Ciência e Tecnologia.


Como é decidida a lista?

Por exigência de Eizenkot, o partido realizará primárias com todos os seus filiados para as eleições seguintes.


Posições do Partido

Por exigência de Eizenkot, o partido realizará primárias com todos os seus filiados para as eleições seguintes.


Religião e Estado

O partido acredita que o Estado de Israel é um estado judeu e democrático, o estado-nação do povo judeu, e deve fortalecer o assentamento judaico na Terra de Israel de acordo com os interesses nacionais e de acordo com as leis do estado, também como manter contato com a diáspora judaica do estado e, ao mesmo tempo, a liberdade pessoal será preservada para que o espaço público reflita a identidade de cada cidadão, independentemente de gênero, religião ou crença, e as minorias.

Dizem apoiar a expansão dos poderes às prefeituras, para aumentar a sua capacidade de moldar o Shabat na sua região, de acordo com as comunidades que ali vivem.


Política Econômica

O Campo Republicano pretende promover o crescimento da economia israelense, manter a sua estabilidade e a garantir que todos os cidadãos usufruam da mesma,, ao mesmo tempo que entende que é necessária uma solução urgente para o problema do custo de vida.

Desejam uma economia livre com justiça social, que inclua reformas para abrir o mercado à livre concorrência e às importações, eliminando simultaneamente barreiras e reduzindo muros de proteção desnecessários, a fim de reduzir o custo de vida.

Também desejam ampliar a integração da população árabe e ultraortodoxa no mercado de trabalho, fortalecer o sistema de transporte público e melhorar a situação dos trabalhadores autônomos.


Política Social

O partido promete: fortalecer os serviços públicos (especialmente na periferia); promover um plano para melhorar a situação e aumentar o número de médicos, especialistas e pessoal de enfermagem; gerar empregos na periferia; criar um sistema no qual toda a população sirva ao exército, ou a outro tipo de serviço social (nacional, civil ou comunitário); fortalecer as prefeituras, descentralizando o poder; combater a violência e promover a igualdade de gênero, de raça e de orientação sexual; promover a ideia de que a agricultura tem importância para a segurança alimentar e é valor sionista de manter a terra; elaborar um plano para lidar com a crise climática.


Territórios e Processo de Paz

O Campo Republicano diz que é imperativo lutar contra a intensificação iraniana na esfera nuclear, incluindo o Hezbollah.

Por outro lado, trabalhar mudar o conceito de solução do conflito para diminuição do conflito, além de evitar um estado binacional, fixando Israel como um país com maioria judaica e de identidade judaica.


Educação

O partido promete fortalecer a “educação capacitadora” e as movimentos juvenis e centros de juventude nas prefeituras, tornando as atividades de capacitação acessíveis a todas as meninas e meninos.


Segurança e exército

O partido acredita que o papel do Estado é manter a segurança dos cidadãos de Israel em todos os lugares e em todos os momentos e agir fortemente contra todos os riscos na região. Trabalharemos para completar a barreira de segurança, impedir a construção de assentamentos ilegais e trabalhar junto aos Estados do Golfo para desenvolver zonas industriais e construir hospitais, além de aumentar a liberdade de circulação dos palestinos.


Outras posições

Prometem revisar a Lei Nacional do Povo Judeu, de 2018, e incluir o termo "igualdade" para que nenhuma minoria se sinta discriminada. Prometem também uma reforma política que limite a três mandatos ou um máximo de oito anos o tempo que alguém exerça o cargo de primeiro-ministro. Prometem também uma reforma judicial realizada em amplo consenso.


Fontes


Foto de capa: Israeli Minister of Defense Benny Gantz speaks to the press during a joint press conference with Secretary of Defense Lloyd J. Austin III at the Ministry of Defense in HaKirya, Israel, April 11, 2021. (DoD Photo by U.S. Air Force Staff Sgt. Jack Sanders).



Comentarios


bottom of page